Bem Vindo!

Mamilos são Polêmicos?

Oi, gente, tudo bem?

Esses dias, navegando pelo Facebook, um amigo postou um link sobre um projeto da fotógrafa Julia Rodrigues entitulado “Pode Não Pode”. O projeto consiste em retratos de homens e mulheres sem camisa para analisar quantas fotos seriam denunciadas e deletadas pelo Facebook. Esse projeto surgiu da curiosidade dela em saber por quê a rede social excluía algumas fotos e outras não, sendo que elas também tinham mamilos. A pergunta dela era “o que há de tão ofensivo em um mamilo que não é ofensivo em outro? Segundo as normas do Facebook: “Restringimos a exibição de nudez pois alguns públicos da nossa comunidade global podem ser mais sensíveis a esse tipo de conteúdo, principalmente devido à bagagem cultural ou idade […] Removemos fotos de pessoas exibindo órgãos genitais ou com foco em nádegas totalmente expostas. Também restringimos algumas imagens de seios que mostram os mamilos, mas sempre permitimos fotos de mulheres ativamente engajadas na importância da amamentação ou mostrando os seios após uma mastectomia”. Pra ter uma ideia, tem foto de biquini com mamilo que não foi excluída, mas tem foto com tarja pequena que foi excluída. Não tem muito sentido nessas exclusões, no final da história. Se quiserem ver o link com a matéria e as fotos, clica aqui.

Lendo essa matéria e lembrando de um amigo fotógrafo que tirou um projeto bem bonito do ar por estar cansado de ter suas imagens denunciadas no Instagram ou por ter que excluir comentários ofensivos nas fotos das meninas, fiquei com uma pergunta na cabeça: por que as pessoas se ofendem com a nudez?

 

Anton_Belovodchenko

Levei essa pergunta para meu grupo de colegas da faculdade, antes de começar a escrever esse texto, pra tentar entender um pouco. Pessoas de idades diferentes, vivências diferentes, mas a resposta foi uma só: convenções sociais. Foi dito uma vez que ficar pelado é feio e vulgar. Uma simples foto de bunda já é um alvoroço. Mulher nua, então, “ela não se valoriza”. Pessoas protestam ficando nuas, porque sabem que isso vai ser notado e comentado.

Mas, e nas artes, por que proibir? Um artista não vê o corpo como peito e bunda. É uma tela onde expressam suas ideias, seja uma mulher ou um homem. Como achar ofensivo as imagens de Anton Belovodchenko? E “Davi”, de Michelangelo? Ou então, “Vênus de Urbino”, de Ticiano?

 

Michelangelos_David

A impressão que eu tenho, às vezes, é que o homem vai regredindo à medida que vai evoluindo. Contraditório? Com certeza. Mas basta uma passadinha rápida pelas redes sociais, pelos jornais ou pela TV pra ver que muita coisa mudou. Ideais são distorcidos, opiniões sem fundamento são jogadas ao vento. Até as “convenções sociais” andam se perdendo dentro de seus próprios propósitos.

E vocês, o que acham? Mamilos são polêmicos?

Beijo e até a próxima polêmica, digo, semana.

Luty Mota

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de...

guarda-responsavel
Protetores aos animais, qual o seu papel na sociedade?

Dedicar nosso tempo (cada vez mais disputado) em prol dos outros, já requer bondade…

Vegan-Quiche-2
Veganismo – um passo de cada vez

Renovando o estoque de ideias…

Então, voltei para falar sobre minhas reflexões e experiências…

selfie-significado
Auto retratos e sua origem

Oi, gente!

Vamos continuar falando de fotografia, mas prometo pegar leve (risos).

Quando fotografamos alguém ou…

11174597_559864844154972_7777386593070227186_o
A Mente por detrás da Arte: Luty Mota

 

Oi, gente, tudo bem?

Sou a Luciane, mas todo mundo me conhece por Luty. Sou…

Gatinho PET
Reciclagem com Garrafa PET

Nós amamos reciclagem, e amamos principalmente as ideias super criativas que as pessoas tem…