Bem Vindo!

S.O.S alternativo-natural: estreitando a relação com a natureza

 

No Brasil sinto que somos instruídos para focar na cura da dor, e que pouco se fala em ensinar saúde. Em outras palavras, nosso foco ainda está em promover benfeitorias nos hospitais, em vez de atentar na alimentação respeitosa, saudável e na riqueza que a natureza nos oferece a cada dia. Enfim, até parece que o significado de tratamento e cura se sobrepõe ao sentido que damos à palavra prevenção.

Pegando o gancho da prevenção, sempre que possível evito tomar antibióticos e demais produtos farmacêuticos. Primeiro, pelos efeitos colaterais, e segundo porque com o uso contínuo o corpo se acostuma com a bactéria. É aquilo: quanto mais usamos, menos eles funcionam! Em razão do uso frequente acabamos cultivando as bactérias resistentes. Mas gente, calma aí, também não sou uma “maluqueti das mais top” que vai sair por aí desprezando médicos e demais profissionais na área da saúde, mesmo porque em caso de necessidade máxima, vou correr a eles sem pestanejar!

O que quero compartilhar com vocês é a minha descoberta (nada recente!) de encontrar nos óleos essenciais a possibilidade de promover de forma natural diversos benefícios tanto para os ‘males d’alma’ quanto para as necessidades do corpo.

Mas o que são óleos essenciais?  Bem, vamos do comecinho… Primeiro, os óleos são utilizados com frequencia na aromaterapia (terapia através do aroma – até aí tudo de bem!). Os óleos essenciais aromáticos 100% naturais são extraídos de flores, folhas, raízes, sementes, resinas e madeiras através do processo de destilação. Destilação, de forma resumidíssima, é um processo simples de separação química onde se coloca o material vegetal à ação do vapor d’àgua, que extrai o óleo fazendo com que se tenha uma misturinha básica, e resfria-se o produto fazendo-o voltar para a fase líquida. Enfim, detalhes do processo de destilação você acha bem fácil no Sr. Google (mesmo porque aqui não é o objetivo e nem tenho conhecimento suficiente para detalhar o processo de destilação).

Na própria planta o óleo serve (lembrando que óleo é um material de odor intenso e agradável) como sistema imune, como nutrição e, como proteção e auxilia no processo de reconstrução da planta. E você acha que no seu corpo o óleo agiria diferente? É nessa hora que eu me refiro quando penso em ‘fazer a conexão com a natureza’!

2

As propriedades dos óleos essenciais são as mais diversas e portanto, são usadas nos cosméticos (na perfumaria, devido ao aroma), nos alimentos (principalmente nos chás e doces) e nas terapias (complementar uma terapia com psicólogo e usar um  óleo essencial de lavanda, por exemplo, acalma a excitabilidade cérebro-espinhal; tem se mostrado um analgésico e sedativo para as questões de insônia, depressão e enxaqueca; e diminui a pressão alta do sangue. Bem como é famosa por suas propriedades neurossedativas – dizem que até acalma “os nervos do coração”,  faça o teste e me conte!).

Existem diversos óleos no mercado, contudo é sempre útil ter cuidado (saber qual o teu objetivo em utilizar um óleo essencial) e bom senso na hora de usar (não vai usar milhões de óleos ao mesmo tempo), pois cada um tem um motivo de uso e isso vai interferir diretamente na necessidade física-emocional-espiritual e na corrente sanguínea. Outra questão importante é sempre procurar marcas confiáveis, aquelas com certificados 100% bio, orgânicas (onde há remuneração adequada do trabalhador e benefícios sociais), rastreadas e ecologicamente corretas e sempre se certificando de que não são realizados testes em animais (vai que… nunca se sabe!).

Tenho dicas de marcas no meu blog: http://monicarpesveg.blogspot.com.br/

Outro aspecto a ser atentado é a questão do preço, dificilmente um frasco de 10ml será vendido por cinco reais, por exemplo. E nem tem sentido os óleos serem tabelados por um preço único, pois eles diferem em relação ao país de procedência e às proporções da quantidade de matéria-prima da planta para produzir o óleo. A essência é super concentrada, tanto que o uso é indicado em poucas quantidades. É válido também atentar ao tipo de embalagem, visto que os óleos essenciais são vendidos em frascos (pipetas) de vidro de cor âmbar ou azul (preferencialmente) para evitar o contato com a luz ultra-violeta (UV), pois isso pode oxidar o óleo com facilidade (o que ocasiona a perda das suas propriedades).

Já vi muitos locais que vendem a preços acessíveis, mas esses não são óleos essenciais e puros, eles são estilo “jeitinho brasileiro”. Em sua maioria são adicionadas substâncias sintéticas as quais não proporcionam benefícios e podem até gerar alergias e outras complicações na pele e na corrente sanguínea.

Contudo eu não sou conhecedora profunda nesse assunto, o que entendo mesmo é acerca dos efeitos dos óleos puros na prática… O meu favorito e que uso TODO DIA, das 06hs às 17hs, é o óleo essencial de ALECRIM. Falei do horário pois dependendo dos efeitos do óleo no teu organismo é preciso pensar em qual o melhor horário pra ti.

No caso do óleo essencial de alecrim ele aflora motivação, determinação, rapidez, vontade, coragem, mas também externaliza a raiva hehe.  Por isso não posso querer colocar o alecrim no horário do sono noturno, se não vou ficar super desperta e com a criatividade aflorada na hora de dormir, rsrs. Detalhes sobre esse e demais óleos essenciais você pode encontrar lá no meu Blog ou enviar email: monica@vegamor.com.br

Na foto abaixo estou usando meu presente, um colar aromático que ganhei da Márcia Unfer (terapeuta naturista certificada pela Escola de Alquimia Joel Aleixo e Terra Flor Aromaterapia e diretora do Grupo Fratino). Pelo site é possível comprar os óleos e o colar. Quando for aplicar basta pingar duas gotinhas no algodão e deixar absorver, assim quando fico usando ele, consigo passar o dia todo inalando e não preciso esfregar diretamente no corpo.

Interessou?

Mônica Carpes4

monica@vegamor.com.br

Blog pessoal: http://monicarpesveg.blogspot.com.br/

——

Márcia Unfer

http://www.fratino.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar de...

Curious Cow
Hábitos a Serem Superados

‘A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela: é preciso fazê-lo…

12191563_1206699292680224_7770613598591118602_n
1ª Feira de Cerveja Artesanal

Neste final de semana, no Espaço Carol Martini teve a 1ª feira de Cerveja…

queijo-vegano
Receita de VegQueijo (queijo vegetal a base de aipim)

Hoje é dia de receitinha com um carinho todo especial da VegAmor.

Receita de VegQueijo…

IMG-20151024-WA0003
Gravação Video Clipe Banda Mosaico

Todo mundo ama uma boa música, né? E por mais que diga que não…

guarda-responsavel
Protetores aos animais, qual o seu papel na sociedade?

Dedicar nosso tempo (cada vez mais disputado) em prol dos outros, já requer bondade…

Arte-inauguração (1)
Abertura Loja Física – Benedito Calixto, 165

 

Dia 02/09/2015 foi mais um sonho conquistado e realizado para a equipe Salt&Peppers!

É com muita…

Vegan-Quiche-2
Veganismo – um passo de cada vez

Renovando o estoque de ideias…

Então, voltei para falar sobre minhas reflexões e experiências…

ggg
Minha Vida Cruelty Free: Mônica Carpes

 

Olá, ‘bom dia pra quem é do Dia e Boa noite pra quem é…

Sem-Título-1
Esfoliante Facial

Seja no inverno ou no verão, queremos nossa pele linda e saudável.

Mas na maioria das vezes…

juliana-goes-saltpeppers
Juliana Goes recomenda a Salt&Peppers

Juliana Goes até já participou de uma das edições do BBB, mas não é por…